VOLTAR AO TOPO
Professora da Faculdade de Medicina de Itajubá conclui Pós-doutorado em Santiago de Compostela
Confira!
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 14/06/2016 09:14


A Professora Mariléia Chaves Andrade, responsável pela disciplina de Imunologia da Faculdade de Medicina de Itajubá concluiu no final do ano passado, o seu pós-doutorado, realizado da Universidade Santiago de Compostela - USC – Espanha.
Sua tese foi desenvolvida no período de setembro de 2014 a setembro 2015 e teve como título: Análise de populações, subpopulações e perfil de ativação de células do sistema imune inato no sangue periférico de pacientes alcoolistas com e sem hepatite alcóolica.
Segundo a professora, o trabalho desenvolvido refere-se à complexidade das relações imunológicas estabelecidas no fígado.
“Acreditamos que o estudo de subpopulações de células da imunidade, inata em pacientes consumidores crônicos de álcool com e sem hepatite alcóolica, possa contribuir para o estabelecimento de associações esclarecedoras com possível importância para o prognóstico e tratamento da HA, com grande impacto para a saúde humana”, relatou.
A respeito da contribuição deste estudo para a sua vida profissional, a professora Mariléia ressaltou que, o mesmo foi fundamental para a sua formação como pesquisadora e professora de imunologia. 
“Pude participar da rotina de um laboratório de análises clínicas do Hospital Universitário na USC, aprimorando meus conhecimentos na área de imunologia clínica, utilizando de uma poderosa técnica, a citometria de fluxo, para além de estudar o objeto do meu projeto, compreender melhor a aplicabilidade dessa ferramenta para o diagnóstico de imunodeficiências primárias, por exemplo”.
No desenvolvimento de sua Tese, a professora contou com a participação dos alunos: Hugo Belato, Beatriz Carvalho, Isabella Fadoni, Vinicius Accurcio, Aline Melon Ruegger, Lina Santiago Bombard, Isadora Santos de Oliveira Paulo, que fizeram estágio durante 15 dias e acompanharam toda a realização dos experimentos.
Parabéns pela conquista Professora Mariléia!
Sua conquista é motivo de orgulho para nossa Instituição!!

Clique para ver imagens da notícia

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

219852 Visitas
1 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG