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Hospital Escola capacita profissionais para projeto Acreditação ONA
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Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 12/07/2016 08:27

Curso de formação de avaliadores reuniu 28 funcionários do Hospital Escola de Itajubá com o objetivo de preparar os participantes para o processo de certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A atividade, ministrada pelo coordenador de acreditação ONA da Fundação Vanzolini, Osnir Simonatto, aconteceu na Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt) de 4 a 6 de julho.

 

Essa é a segunda capacitação promovida pela direção do Hospital Escola voltada ao processo de Acreditação. Em 2015, foi realizado o curso de formação de multiplicadores para instruir os colaboradores da instituição sobre o Manual de Referência da ONA, com o propósito de disseminar o conhecimento com toda a equipe.

 

Já esse segundo curso de formação abordou os seguintes tópicos: técnicas de avaliação; métodos de diagnóstico interno; melhores práticas para as avaliações internas de manutenção; maneiras de avaliação de fornecedores; e capacitação para investigação de processos em função dos problemas identificados. Além de preparar os colaboradores sobre as formas de adequação da gestão do hospital para alinhar com os critérios da ONA, o curso também teve o propósito de rever e atualizar as informações da primeira formação.

 

Osnir Simonatto explicou que a acreditação “é um modelo de certificação nacional na área da saúde, realizada em três níveis, com validade de dois a três anos, com duas avaliações periódicas de manutenção. Também é usual que a instituição realize até dois diagnósticos preliminares antes da avaliação de acreditação”.

 

“O curso nos ofereceu uma visão muito importante sobre a administração do hospital, que trará grande contribuição para o processo de adequação aos critérios da ONA. Aprendemos sobre ferramentas que serão fundamentais na nossa ação no dia a dia do hospital e no alinhamento de processos”, contou a coordenadora das UTIs, Naury de Jesus Danzi Soares. Opinião semelhante tem a responsável pela área comercial do Hospital Escola, Milene Garcia Ribeiro: “A formação, com certeza, nos preparou bastante para melhorar a qualidade e segurança do paciente e para a unificação dos padrões de qualidade de todos os setores, que serão fundamentais para nosso processo de acreditação”, disse.

(Bill Souza | Contexto Assessoria em Comunicação)

 

 

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