VOLTAR AO TOPO
Acadêmico da FMIt participa de Congresso Canadense
Bolsista do Programa de Iniciação Científica da FMIt foi o único Brasileiro selecionado para apresentação de Projeto no Congresso Canadense de Hipertensão Arterial
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 08/11/2016 15:21

O Acadêmico do 3ª ano da FMIt, Rodrigo Liberato Gonçalves Vianna, foi o único Brasileiro selecionado para apresentação de Projeto no Congresso Canadense de Hipertensão Arterial, realizado nos dias 19,20 e 21 de outubro, no Canadá.
O trabalho intitulado: Evaluation of the Cardiovascular and Kidney Functions of the Male Wistar Rats submitted to a Model of Arterial Hypertension after Treatment with the Aqueous Extract of Baccharis Trimera, teve como Co-autor: Leonardo Damalio Luis e como Orientador, o Prof. Dr. Nilo César do Vale Baracho.

O Projeto apresentado identificou que a planta Baccharis trimera "Carqueja" reduz a pressão arterial e melhora o funcionamento dos rins de ratos de laboratório com hipertensão arterial. 
“Notamos um aumento no débito urinário dos grupos que foram tratados com essa planta, provando o seu potencial efeito diurético, fato esse notado por parte da população brasileira, mas não cientificamente comprovado até o presente estudo,” relatou Rodrigo que, comentou ainda, ter ficado extremamente satisfeito quando soube que o seu trabalho havia sido o único selecionado do Brasil, para se apresentar na categoria biomédica  do maior Congresso do mundo, designado exclusivamente para o tratamento e conhecimento da patobiologia da hipertensão arterial, na cidade de Montreal, Canadá. 

O Congresso Canadense de Hipertensão Arterial reuniu pesquisadores de diversos países como EUA, Japão, China, Índia e Canadá e o que deixou o acadêmico mais orgulhoso foi poder representar a FMIt em um Congresso onde estavam presentes as maiores e mais respeitadas faculdades de medicina do mundo.

“O fato de poder apresentar meu projeto em um congresso tão importante mostra como o nosso departamento de pesquisa científica está bem estruturado e funcionante, temos até nossa própria revista indexada, a Revista Ciências em Saúde. Espero que isso estimule cada vez mais os alunos da nossa Faculdade a desenvolverem suas ideias e a começarem uma iniciação científica. Participar desse congresso certamente contribuiu para a minha vida profissional. Pude aprender sobre os mais novos tratamentos, de uma das doenças mais prevalentes em todo o mundo, a hipertensão arterial, além de fazer alguns importantes contatos. 
Este congresso, juntamente com o Congresso Colombiano de Morfologia (realizado em Agosto de 2015) contribuiram para ampliar o meu aprendizado sobre a pesquisa científica na área da medicina, confirmando a minha vontade de, quando formar, desenvolver pesquisas dentro da minha especialização para tentar desenvolver novos fármacos”, pontuou o acadêmico.

 

Rodrigo, a FMIt está orgulhosa de você! Parabéns pela sua conquista, que é fruto da sua dedicação! 

 

Clique aqui e confira a participação do acadêmico, em outros congressos.

Clique para ver imagens da notícia

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

206092 Visitas
1 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG