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Identificação do Paciente é tema de mais um treinamento realizado no HE
A ação integra as atividades para o processo de certificação ONA
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 21/11/2016 09:12

     O Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá (HE), dando sequência às atividades do processo de Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação), e em cumprimento à Meta Internacional nº1 de Segurança do Paciente realizou, no último dia 09, o treinamento sobre o Protocolo de Identificação do Paciente, para os colaboradores, gestores, corpo clínico e residentes. 
    O Protocolo propõe a identificação correta do paciente como um ponto de partida para garantir o atendimento com qualidade, assegurando que o cuidado seja prestado à pessoa a qual se destina. 
     De acordo com a enfermeira Naury de Jesus Danzi Soares, que ministrou o treinamento, o processo de identificação do paciente deve incluir informações padronizadas, como nome completo do paciente e número de prontuário - identificadores que deverão ser checados imediatamente antes de qualquer procedimento ou abordagem, desde o momento da internação até a alta hospitalar.
     Além da padronização foram reforçados, também, os meios utilizados no HE para identificação dos pacientes internos e externos; como pulseiras, etiquetas, crachás e ficha de identificação do leito. 
    Na oportunidade, Naury lembrou dos treinamentos já realizados e dos que estão por vir. “O Protocolo de identificação do paciente incorpora o 3º treinamento que realizamos em nossa instituição. Já foram abordados os protocolos de 'Higienização das mãos' e o 'Risco de queda', e agendados os outros temas: 'Cirurgia Segura', 'Comunicação eficaz entre os profissionais de Saúde' e 'Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos'. 
    O treinamento contou com a participação de aproximadamente 600 colaboradores, o que comprova o envolvimento e comprometimento de todos no processo de Acreditação ONA. 
    A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente e na gestão da qualidade. Sua metodologia de acreditação é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

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