VOLTAR AO TOPO
Simpósio de Cuidados Paliativos
Simpósio de Cuidados Paliativos da FMIt reúne dois dos melhores paliativistas do Brasil
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 24/11/2016 14:29

O Simpósio de Cuidados Paliativos, da Faculdade de Medicina de Itajubá, foi realizado nos dias 04 e 05 de novembro, no Anfiteatro Albert Sabin e buscou apresentar aos alunos participantes, a importância dos CP na Atenção Primária e no Domicílio.

Abrilhantando o evento, dois dos melhores paliativistas do Brasil; Dr. Santiago Rodríguez Corrêa, que abordou os temas: Como dar Más Notícias? e Cuidados Paliativos na Atenção Primária, e a Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes, que explanou sobre: Viver e Morrer em Casa -  Os Cuidados Paliativos no Domicílio.

Para a acadêmica do quarto ano, Lys Maciel, O IV Simpósio de Cuidados Paliativos foi memorável. “As palestras do Dr. Santiago Rodriguez Corrêa e da Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes foram extremamente enriquecedoras e de grande importância para a nossa vida acadêmica e profissional, objetivando à humanização tão necessária no atendimento ao paciente, que se inicia na comunicação de más notícias e que deve sempre olhar o paciente não só no aspecto da doença, mas como um ser humano ímpar provido de esperanças, temores e ansiedades”.

O Simpósio foi abrilhantado também com o lançamento do Livro da Dra. Ana Cláudia: A morte é um dia que vale a pena viver.

 O livro compartilha as experiências da Dra. Ana Cláudia incentivando as pessoas a cultivarem relações saudáveis e leva o leitor a indagações como: Como estamos vivendo? Nossos dias estão sendo devidamente aproveitados ou vamos chegar ao fim desta jornada cheios de arrependimentos sobre coisas que fizemos – ou, pior, que não fizemos?

O evento celebrou ainda, o Dia Internacional de Cuidados Paliativos. Para a coordenadora da Liga de Cuidados Paliativos, Dra. Graça Mota Cruz, “comemorá-lo é lembrar aos profissionais e ao público, a importância de se desenvolver políticas de CP no mundo inteiro, contribuindo para o conforto do doente com doença crônica.

A FMIt parabeniza à Dra. Graça, ao Projeto A Arte do Cuidar, à Liga e à Monitoria de Cuidados Paliativos, pelo belíssimo evento.

Clique para ver imagens da notícia

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

196930 Visitas
1 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG