VOLTAR AO TOPO
HE participa de ‘Ação Integrativa dos Serviços de Transplante de Fígado de Minas Gerais’
O encontro teve por finalidade apresentar e integrar os serviços de transplante hepático em Minas e debater estratégias para a melhoria do serviço no Estado
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 05/01/2017 11:21

      Representantes do serviço de Transplante e Captação de Órgãos do Hospital Escola de Itajubá (HE) estiveram no Instituto Alfa de Gastroenterologia - do Hospital das Clínicas da UFMG, para participar da “Ação Integrativa dos Serviços de Transplante de Fígado de Minas Gerais”, que envolveu os grupos de transplante de todo o Estado. 
      O encontro, que ocorreu em dezembro passado, teve por finalidade apresentar e integrar os serviços de transplante hepático em Minas; debater estratégias para a melhoria do serviço no Estado – desde a oferta de órgãos, captação até o implante, visando uma cooperação entre as equipes; além de discutir os casos clínicos das instituições presentes.
     Representando o HE, estiveram no evento o coordenador do Programa de Tutoria de Transplante de Fígado do HE/HIAE (Hospital Israelita Albert Einstein), Dr. Marcelo Bruno de Rezende, além dos cirurgiões Dr. Marcelo Mendonça Rodrigues e Dr. Gabriel Correia Iannuzzi, que integram a equipe de Transplante da Instituição. 
   Na ocasião, foi apresentado um panorama sobre o serviço de transplante realizado no Sul de Minas e no Hospital Escola de Itajubá, e o planejamento estratégico para 2017.
     No Hospital Escola, pacientes portadores de doenças crônicas do fígado ou de doença aguda irreversível já estão sendo avaliados e, quando indicados, serão listados para o procedimento. Seja qual for o vínculo de acesso à saúde (SUS, convênios ou particulares), todos terão as mesmas chances de serem transplantados e serão inscritos em uma lista única estadual. A expectativa é que o primeiro transplante hepático ocorra ainda no primeiro semestre desse ano.
  Cabe ressaltar a importância da informação, conscientização e sensibilização das famílias sobre o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. 
    A doação é um ato de amor ao próximo e, a cada ano, muitas vidas são salvas por esse gesto de generosidade. 'Um único doador pode salvar ou melhorar a qualidade de vida de mais de vinte pessoas'. (Fonte: ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos)

 

Clique para ver imagens da notícia

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

196930 Visitas
1 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG