VOLTAR AO TOPO
COMUNICADO OFICIAL
Faculdade de Medicina de Itajubá
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 26/10/2017 10:39

 

Considerando as inúmeras informações controversas divulgadas, referentes à possível ‘venda’ da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt), esclarecemos:  

 

Desde 2011, a AISI -  Associação de Integração Social de Itajubá, mantenedora da Faculdade de Medicina de Itajubá e do Hospital Escola, através de seu Grupo Gestor, vem buscando alternativas para atingir o equilíbrio econômico e financeiro da Instituição, tanto na área da  saúde quanto na da educação. Na área da saúde foram celebradas parcerias públicas e privadas, que permitiram investimentos de vulto no Hospital Escola, tanto para adequação de estrutura física como para aparelhar, mobiliar e capacitar nossos profissionais. Essas parcerias proporcionaram grandes melhorias e a criação de novos serviços no hospital.

Dentre as parcerias públicas podemos citar como exemplo convênios celebrados com a Secretaria Estadual de Saúde para reforma e ampliação do Hospital, e, como parceria privada, podemos citar o programa de Tutoria para a implantação do programa de Transplante de Fígado, celebrado junto ao Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde. Sem estas parcerias nosso hospital jamais atingiria o nível de excelência e alta complexidade em serviços que são referência para toda região, configurando-se como quaternário e um Centro de Transplante do Sul de Minas (coração, fígado e rins).

Na área educacional foram realizadas várias adequações, tanto na estrutura física quanto na grade curricular do Curso de Medicina, o que proporcionou melhora significativa na nota do Enade – Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (2 PARA 3+) e também na avaliação do SAEME – Sistema de Acreditação de Escolas Médicas. Estes investimentos ocorreram com recursos próprios da AISI, por sua importância, mesmo sem condições financeiras adequadas para tal.

Neste período, avaliando os riscos, devido ao alto grau de endividamento da Instituição, apesar das melhorias alcançadas, a AISI buscou parceiros na área educacional, na tentativa de evitar uma possível intervenção e derrocada na qualidade do ensino. Diante desta premissa, iniciamos negociações com o grupo educacional NRE/BOZANO, para formar uma parceria que proporcionasse, não só aporte de recurso, mas também melhoria significativa na qualidade de ensino, ou seja, um grupo voltado para a educação médica e não apenas de foro comercial.

Após auditoria fiscal jurídica e contábil, realizadas por duas empresas independentes, foi confirmada a fragilidade da Instituição em função do alto grau de endividamento, antes já identificadas pela auditoria independente anual da AISI, fatos conhecidos de nossos associados em Assembléias. A NRE/BOZANO formatou uma proposta de parceria, que inclui investimento na educação e recursos para início do processo de recuperação econômico-financeira da AISI.  Esta parceria cria uma nova administração compartilhada e profissionalizada para a Faculdade de Medicina.

Esta proposta, já avaliada e analisada pela administração da AISI, será levada para  Assembléia Geral Extraordinária, órgão legalmente constituído para decisões desta natureza, para apresentação, deliberação e aprovação do projeto desta parceria. 

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

252954 Visitas
1 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG