VOLTAR AO TOPO
HE torna-se um Centro de Treinamento em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia
O HE foi credenciado pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SoBRICE)
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 28/12/2017 08:14

        O Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá (HE) foi credenciado pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SoBRICE), Associação Médica Brasileira (AMB) e Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) para tornar-se um dos 16 Centros de Treinamento em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia no Brasil, sendo o primeiro no Estado de Minas Gerias e o único no Brasil em uma cidade com menos de 100.000 habitantes.

          Segundo a SoBRICE, “a Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia é a especialidade médica responsável pela realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos minimamente invasivos, guiados pelos diferentes métodos de imagem (fluoroscopia, angiografia por subtração digital, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética) e pela realização e emissão de laudo dos diferentes métodos de imagem para estudo do sistema circulatório. É uma especialidade médica que atua de forma multidisciplinar, portanto, tem interface com praticamente todas as demais especialidades médicas.”

          O HE, que já oferece os Programas de Residência Médica (PRM) em Cirurgia Vascular (2 anos de duração) e na Área de Atuação em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular (1 ano), desde 2012 - ambos credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), está apto a ofertar mais esta modalidade de titulação, propondo capacitar o residente a realizar procedimentos diagnósticos terapêuticos de alta complexidade. Com o advento do credenciamento para o treinamento de uma especialidade mais ampla, o hospital não mais contará com a residência de Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e passará a contar somente com a de Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia (2 anos de duração).

          Dentre as propostas dos centros estão: capacitar o futuro especialista para realizar exames diagnósticos variados em radiologia vascular, executar procedimentos de intervenção endovascular (aorta, artérias periféricas, artérias viscerais e carótidas), procedimentos não vasculares minimamente invasivos (biópias, drenagens percutâneas), ablação de tumores através de punções, embolizações para tratamento de tumores malignos e sangramento, acessos vasculares difíceis, embolizações de tumores benignos e malformações vasculares, intervenção minimamente invasiva no paciente transplantado renal e hepático (incluindo vias biliares), entre outras. A preocupação em ressaltar o aspecto humano e não somente o técnico, através do acompanhamento pré e pós-intervenção, é um ponto de grande relevância no treinamento desTe profissional.

          O programa, formatado em aulas práticas e teóricas distribuídas em um modelo pré definido pela SoBRICE, exige que o candidato possua Residência Médica em Angiologia ou Cirurgia Vascular ou Radiologia e Diagnóstico por Imagem, reconhecidas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

 

         Os Centros de Treinamento, segundo a SoBRICE

        “Os Centros de Treinamento (CTRI) em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia são locais para desenvolvimento de um PRM sob a responsabilidade de pelo menos um radiologista intervencionista membro titular da SoBRICE, obrigatoriamente composto de uma unidade hospitalar (podendo abranger outras unidades, consultórios e clínicas de diagnóstico por imagem) como ambiente de treinamento. É possível que o CTRI firme convênios com outras Instituições de Saúde ou outros CTRI para intercâmbio dos residentes a um período limitado a dois meses por  ano. ”

          O HE possui como diferencial de treinamento ser um hospital quaternário, ou seja, realizador de transplantes de órgãos sólidos (rins, fígado e coração), sendo capaz de fornecer ao residente ferramentas praticamente completas para a sua formação, incluindo a Medicina Diagnóstica equipada com tomógrafo helicoidal de 128 canais, equipamentos de ultrassonografia de última geração e de sala de hemodinâmica híbrida, integrada ao centro cirúrgico. O hospital conveniado com a instituição que possibilitará estágios curriculares é o Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo/SP).

Compõem os membros do CTRI do HE:   Dr. Rodolfo S. Cardoso (coordenador do CTRI), Dr. Felipe Nasser, Dr. Seleno Glauber Silva (todos cirurgiões vasculares e radiologistas intervencionistas),   Dra. Melissa de Moraes Silva (cirurgiã vascular e ultrassonografista vascular) e Dr. Diego Lima Nava Martins (radiologista diagnóstico e intervensionista) 

          O exame de seleção para o ingresso no PRM ocorrerá por meio de concurso público, a partir do ano de 2018 para ingresso no ano de 2019, e seu formato será definido pela SoBRICE junto aos CTRIs, visando adequar às realidades regionais. A prática profissional desta especialidade somente é permitida àqueles que completarem o treinamento de dois anos no PRM credenciado pelo MEC ou que forem aprovados em exame de Título de Especialista anual elaborado pela SoBRICE/CBR.

 

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

252954 Visitas
1 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG