VOLTAR AO TOPO
Acadêmicos da FMIT apresentam trabalho em congresso internacional de Neurociência
Acadêmicos do 5º ano da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt) estiveram em Washington DC, Estados Unidos, de 11 a 15 de novembro
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 27/11/2017 09:14

         Acadêmicos do 5º ano da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt) estiveram em Washington DC, Estados Unidos, de 11 a 15 de novembro, participando do ‘Society for Neuroscience 2017’, um congresso que reúne cientistas de diversas nacionalidades para estudo e compreensão do cérebro e sistema nervoso.  

         O encontro propõe facilitar a integração de pesquisas dirigidas a todos os níveis de organização biológica, incentivar a pesquisa translacional e a aplicação de novos conhecimentos científicos para desenvolver melhores tratamentos de doenças e curas.

         Apresentando o trabalho intitulado: “Investigação das relações entre uma Sonata de Mozart, uma música de Heavy Metal e as memórias de curto e longo prazo em ratos Wistar adultos”, os autores ac.Amanda Mouriño de Faráco, ac.Ana Clara Mauad Coli, ac.Marília Pires de Souza e Silva, ac. João Lucas de Los Rios Leal e ac.Álvaro Bereta, proferiram sobre um estudo que procurou ilustrar o efeito das diferentes classes musicais sobre a memória.

         Segundo os autores, o efeito Mozart (já consagrado pela literatura) foi corroborado pelos resultados do estudo. O que foi encontrado de diferente e surpreendente é que o Heavy Metal (no caso a música Slipknot Psychosocial) também apresentou diferença significativa na memória de curto prazo e não houve nenhuma diferença significativa na análise da memória a longo prazo. Esses resultados revelaram que a música, em geral, age como ansiolítico, apresentando um efeito relaxante que permite a aquisição mais eficaz da memória.

          Orientados pelos professores Dr. Rodolfo Souza de Faria, Dr. Paulo José Oliveira Cortez, Dra. Clarissa Maria Ferreira Trzesniak, Dr. Dalmo Antonio Ribeiro Moreira e Dr. Cesar Renato Sartori, os acadêmicos ressaltaram o incentivo que a FMIt oferece para a pesquisa científica. “Desde o primeiro ano recebemos muitos incentivos para a pesquisa. Temos um grupo grande de orientadores, em várias áreas de estudo, e temos ainda o apoio anual da FAPEMIG para o custeio de nossos projetos. E o resultado não poderia ser diferente, cada vez mais os alunos estão marcando presença em congressos reconhecidos nacional e internacionalmente. Ir para um congresso internacional, além de ser uma experiência incrível e enriquecedora, ajuda a valorizar nosso currículo para residências, por exemplo”.

 

Clique para ver imagens da notícia

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

252954 Visitas
1 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG