VOLTAR AO TOPO
Equipe de Cardiologia Intervencionista do HCI realiza procedimento inédito no Sul de Minas
Saiba mais...
Assessoria de Comunicação e Marketing AISI/FMIt/HE 11/10/2018 15:05

        A equipe de Cardiologia Intervencionista do Hospital de Clínicas de Itajubá (HCI) realizou, no último dia 03, um procedimento inédito na instituição denominado 'Correção Percutânea de Forame Oval Patente'- indicado no tratamento de pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC).
     Forame Oval Patente (FOP) é a persistência de uma comunicação entre o átrio direito e esquerdo do coração, em que o sangue passa de um lado para o outro sem atravessar os pulmões e que, na maioria das vezes, se fecha espontaneamente quando nascemos. 
          Segundo os cardiologistas intervencionistas, Dr. Bruno Laurenti Janella e Dra. Camila Naomi Matsuda a indicação, cuja evidência está baseada em trabalhos clínicos, é no cenário do AVC sem causa identificável (criptogênico), onde a presença do FOP pode ser a causa do quadro neurológico isquêmico.
     “Na maioria das vezes, esse achado pode fazer com que pequenos coágulos atravessem diretamente para o lado esquerdo do coração, causando fenômenos embólicos, como o AVC, por exemplo. Por isso, é de suma importância que na ocorrência de eventos neurológicos isquêmicos com as causas mais frequentes descartadas, a investigação da presença do FOP faça parte do manejo destes tipos de pacientes”, explicaram .
          “Uma vez identificada a presença dessa comunicação entre átrios e dependendo de suas características anatômicas, o tratamento através da via minimamente invasiva, por meio de dispositivos de fechamento específicos, diminui o risco de recorrência de novos quadros neurológicos isquêmicos, quando comparado com tratamento medicamentoso isolado”, completaram.     
            Os especialistas contaram, ainda,  que o procedimento é realizado por meio de uma punção venosa através da qual é introduzido um dispositivo de fechamento que irá, de forma simplificada, fortalecer a parede septo interatrial, que separa o átrio direito do esquerdo. 
             O procedimento, realizado na sala híbrida do HCI, contou com o auxílio obrigatório e indispensável da equipe de Ecocardiografia: Dr. Lucas Magalhães dos Reis (cardiologista e ecocardiografista) e Dra. Romênia Fernanda Leite (R1 em Cardiologia)

Clique para ver imagens da notícia

Divulgação

AISI/Faculdade de Medicina: (35) 3629-8700 Hospital Escola: (35) 3629-7600

AISI - Institucional

252954 Visitas
1 Online

Associação de Integração Social de Itajubá Av. Renó Júnior, 368 | São Vicente | CEP 37502-138| Itajubá - MG